O que acontece se você não secar barba e cabelo direito?

A menos que você tenha nascido careca, você provavelmente já tomou bronca da sua mãe – ou outro responsável – por não secar o cabelo direito. É possível que isso tenha feito você pegar raiva sem saber o porquê. Hoje é o dia em que você vai agradecer por cada vez em que foi impedido de sair pra brincar por alguns minutos para secar direito o seu cabelo. Isso porque água em excesso faz mal – e muito! – pro seu cabelo e também para a barba. A seguir vamos explicar o que acontece mais exatamente.

Pra começar, é importante entender a estrutura dos pêlos. Basicamente, eles possuem 3 camadas: a cutícula, externa e que forma um espécie de camada de escamas ao redor do fio, a medula, parte central, e o córtex, que fica entre as duas anteriores e é a principal responsável pelas propriedades do fio, como resistência e flexibilidade. O principal componente dos fios é a queratina, uma proteína resistente que também aparece nas unhas, por exemplo. Se você se perdeu, confira a imagem abaixo:

Estrutura do pêlo humanoFonte: https://brasilescola.uol.com.br

Quando seu cabelo fica com excesso de água por muito tempo, o córtex absorve mais líquido do que deveria, inchando e mudando sua estrutura. Com isso, suas propriedades físicas são alteradas. Assim, o fio, que deveria ser flexível e resistente, fica mais frágil e quebradiço. Para completar, um córtex inchado e instável afeta a disposição das escamas da cutícula também. Se as escamas não estiverem alinhadas, cobrindo e protegendo os fios, eles ficam ásperos e enfraquecidos. Hidratação é importante para manter o fio bonito e saudável mas ela deve acontecer na medida certa.

Além disso, você já deve ter ouvido falar que ambientes  úmidos são favoráveis para a proliferação de bactérias e fungos, certo? Isso vale para, desde a parede da sua casa quando sofre infiltração, até os fios de cabelo e barba no seu corpo. Isso acontece porque a água é um componente essencial para todos os seres vivos realizarem as reações químicas do organismo. Por isso, um ambiente úmido, como junto à base dos seus pêlos do cabelo e da barba quando você esquece de secá-los bem, é tão adequado pra fungos e bactérias. Esses micro-organismos precisam de nutrientes para se desenvolver e eles vão buscar nos seus fios! O resultado: fios enfraquecidos, quebradiços e suscetíveis a queda. Agora você já quer agradecer aquela pessoa que falamos acima, certo? Para garantir a limpeza dos fios, use um shampoo adequado para a barba e outro para o cabelo, pois afinal, os fios e a pele do rosto e do couro cabeludo são bem diferentes.

Agora que você está convencido, preste atenção também à forma de secagem. usar uma toalha com muito ímpeto e fricção pode danificar os fios, além de causar frizz por deixar os fios eletricamente carregados por conta do atrito. Se quiser saber mais sobre isso, confira nosso post sobre a importância de usar pentes de madeira. Se você usar secador, cuidado com a temperatura do ar, principalmente se for mirá-lo no seu rosto. Lembre que a pele do rosto é muito mais sensível do que a do couro cabeludo!

Quer saber mais sobre como secar a barba corretamente? Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe nosso blog que em breve teremos novidades! Quer sugerir outro tema? Então comenta o assunto desejado aqui embaixo!

 

 

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s