Como saber qual o meu tipo de cabelo?

Você já deve ter visto no shampoo da sua mãe ou namorada a seguinte frase “Recomendado para cabelos normais”. Então existem cabelos normais e estranhos? “O meu é normal, claro!” Então você ignorou totalmente essa informação, afinal, se está escrito shampoo, já serve, certo? Talvez esse pensamento fosse comum há alguns anos, porém, o homem moderno está cada vez mais atento ao detalhe e não aceita mais qualquer coisa.

Pensando nisso, nesse post nós vamos ensinar como identificar qual o seu tipo de cabelo. Esse conhecimento é o primeiro passo para você cuidar bem da sua juba.

Para começar, é importante você saber que o couro cabeludo possui glândulas sebáceas que produzem oleosidade, que é importante para manter a saúde do fio e da pele do couro cabeludo, porém em excesso ou em falta ela pode causar problemas além da estética.

Um cabelo muito oleoso fica com o aspecto de lambido. Se você fica muitas horas sem lavar o cabelo, sente ele melado e pesado. Para completar, se você usa condicionador, que é um produto nutritivo para os fios, em pouco tempo já sente seu cabelo sujo. Você pode pensar que é culpa da qualidade, mas pode ser que você esteja usando produtos errados mesmo.

Mais que isso, o bulbo capilar muito cheio de oleosidade fica mais frágil e seu cabelo pode até cair com mais frequência. Agora ficou preocupado né? E lembrou da sua mãe mandando você secar bem o cabelo antes de dormir? Pois é, ela tinha um porquê!

Se você percebeu que o seu cabelo é oleoso, recomendamos que você use um shampoo que retire esse excesso de oleosidade, como The Tea Tree Shampoo, deixando que o seu próprio corpo forneça a hidratação necessária para ele através das glândulas sebáceas. Nesse caso, use um pente de preferência de madeira algumas vezes ao longo do dia para distribuir essa oleosidade que surge nas raízes para o resto do comprimento dos fios. Temos um post falando mais sobre a importância de pentear o cabelo e as diferenças entre cada tipo de pente.

Por outro lado, um cabelo ressecado também não é bom! O ressecamento dos fios pode causar pontas duplas – que não são problema só das mulheres! – e assim eles ficam quebradiços e parecendo uma palha. Se você percebe que seu cabelo fica com esse aspecto, você deve usar um shampoo nutritivo, de preferência combinado com um condicionador adequado.

Há também os cabelos do tipo misto, que consistem basicamente em raízes oleosas e pontas ressecadas. Nesse caso, a oleosidade das glândulas não chega até as pontas dos fios. Isso é comum em cabelos oleosos mais compridos. Se seu cabelo é misto, você deve buscar espalhar essa oleosidade ao longo dos fios, além de utilizar um condicionador nas pontas do cabelo – tente não aplicar o produto tão intensamente junto às raízes! – e lembre-se novamente dos pentes para ajudar na distribuição. Já na base dos fios aplique um pouco de shampoo para cabelos oleosos bem junto às raízes, colocando o produto nas pontas dos dedos e enfiando-os por baixo do cabelo, bem rente ao couro cabeludo.

No caso de você não ter se identificado com nenhuma das situações acima, provavelmente seu cabelo é normal e nesse caso, o cuidado é mais fácil. Busque não utilizar shampoos muito agressivos, focados exclusivamente em cabelos muito oleosos ou secos, e você já terá começado muito bem!

Para completar, utilizar um modelador de cabelo adequado pro seu tipo de cabelo também vai te ajudar a atingir o máximo de excelência nos cuidados com o cabelo. Nesse post damos algumas dicas sobre os modeladores de cabelo.

Agora que você sabe como identificar seu tipo de cabelo, certamente atingir o seu penteado ideal será mais fácil! Ficou alguma outra dúvida? Pergunte pra gente nos comentários!

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s