O que acontece na sua pele quando você faz uma tattoo

As tatuagens definitivamente já mudaram o seu papel na sociedade, como falamos em outro post. As pessoas já não a enxergam – pelo menos não a maioria – de forma tão pejorativa e preconceituosa como ocorria até o começo dos anos 2000 – sim, muito pouco tempo atrás! Pelo contrário: hoje uma grande parte das pessoas possui algum tipo de arte no seu corpo.

Diferente do cabelo, barba ou da cor dos olhos, por exemplo, que talvez você mudasse se tivesse opção, a tatuagem você faz porque quer e ainda mais: pode escolher qualquer desenho. Além disso, você vai ficar com ela o resto da vida toda – a menos que você tenha muito dinheiro e resistência a dor para fazer a remoção a laser – e por isso, é melhor você aprender logo que é melhor cuidar dela para mantê-la sempre viva e bonita. Entender o que acontece com o seu corpo durante o processo de fazer uma tattoo é o primeiro passo.

Pra começar, a nossa pele possui 3 camadas, em diferentes profundidades como ilustrado na imagem abaixo: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a mais externa e suas células se renovam com muita frequência. As células morrem, você as remove no banho e as células mais novas, que estavam embaixo das mortas, passam a fazer o contato com o meio externo. Já a hipoderme, a camada mais funda, é basicamente composta por um tecido celular conhecido como conjuntivo frouxo, dos quais fazem parte as células de gordura. Entre as duas fica a derme, que é onde os pigmentos de tinta da sua tatuagem ficarão alojados.

Camadas da pele e a penetração da agulha da tattooFonte: http://edptres.blogspot.com.br

As gotículas de tinta tem que ficar presas nessa faixa da derme de forma muito precisa. Se ficarem na epiderme, a tatuagem vai aos poucos desaparecer por conta da alta taxa de renovação dessas células. Se ficar muito funda, ela tem o risco de borrar, pois as células do tecido conjuntivo frouxo da hipoderme são mais instáveis, fazendo com que a tinta se espalhe mais do que o desejado. Por isso é essencial que o tatuador tenha a mão muito boa e esteja usando o equipamento adequado.

Assim sendo, é necessário que a agulha ultrapasse a epiderme, que tem espessura de alguns milímetros, e chegue na derme. Por isso, quando se faz uma tatuagem, a pele é literalmente perfurada milhares de vezes. Pra ter uma ideia, as agulhas penetram na pele a uma frequência de 3000 vezes/min! E isso obviamente machuca. Cada furo causa microlesões e sangramentos, além de as gotículas de tinta serem encaradas pelo corpo como um invasor. Mas fique calmo quanto a isso, pois elas são cercadas pelas células de defesa do organismo e ficam presas na derme, sem causar problemas.

Como qualquer lesão com sangramento, a área em questão passa por um processo de cicatrização, com casquinha e tudo, e é aí que você precisa começar a cuidar da sua tattoo porque a partir daí não adianta você ter feito o desenho com o melhor tatuador do mundo. É essencial que você mantenha a área hidratada para diminuir a coceira e facilitar a cicatrização, deixando a tinta na derme o mais estável possível. Quanto mais ressecamento, mais ela vai doer e coçar e se você tirar a casquinha antes de ela cair naturalmente, sua tatuagem ficará prejudicada! Isso deve ocorrer em cerca de 10 dias.

Após esse estágio, ainda é importante você continuar hidratando a região para manter o brilho e as cores da tattoo. Além de a epiderme precisar estar saudável – pois afinal ela fica em cima da sua tattoo – você precisa fazer a hidratação chegar na derme, fazendo com que as gotículas de tinta continuem estáveis, com quantidade adequada de água, e a sua tatuagem permaneça brilhante e com um aspecto vivo. Tanto durante o processo de cicatrização quanto para a manutenção no longo prazo, recomendamos o nosso hidratante para tatuagem, que é 100% natural e tem uma absorção muito fácil.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que acontece com a sua pele quando você faz uma tattoo, esperamos que você tenha mais consciência sobre a necessidade de mantê-la saudável e hidratada. Sentiu mais alguma dificuldade quando fez a sua tatuagem? Está com alguma dúvida ou receio pra fazer a sua primeira? Conta pra gente nos comentários!

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Um comentário em “O que acontece na sua pele quando você faz uma tattoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s