Como ser bem sucedido em cumprir as metas de ano novo?

Provavelmente você já voltou das férias. Se ainda não – sortudo, você, viu? – deve estar ao menos traçando as principais metas de 2018.

Se você ainda não fez isso, faça. Afinal, traçar metas é o primeiro sinal de que queremos evoluir, crescer, tentar algo novo, qualquer aspecto que seja. Aqui vale lembrar aquela já tão batida frase do Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

A frase pode já estar batida, mas é a pura verdade. E quando adiamos fazer metas, ou julgamos não ser importante e vamos indo a esmo, corremos o risco de não sair do lugar porque… Não mudamos de estratégia, não tentamos algo novo. E pior! Sequer percebemos isso.

Apesar de ser muito comum, devido à correria do dia a dia, não cumprir alguns objetivos – se identificou? – devemos manter as metas à vista para não sermos engolidos pela rotina. Fale a verdade, quantas vezes você disse para você mesmo que ia emagrecer, ganhar mais dinheiro ou aprender a tocar violão?

Pensando em tudo isso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo. O truque básico é aprender a jogar com o seu cérebro e fazê-lo trabalhar a seu favor, em vez de contra. Gatilhos mentais que puxam preguiça, tristeza ou dor PRECISAM ser driblados.

1) Vá devagar

Cremos na célebre frase do empreendedorismo: “As pessoas superestimam o que podem fazer em um mês, mas subestimam o que podem fazer em 1 ano”.

Aplicando à vida real: não tenha pressa para conseguir os resultados que deseja. Se começar subitamente a ir à academia, por exemplo, e fazer um treino pesado, provavelmente ficará todo doído e não conseguirá treinar mais na mesma semana.

Indo além, o seu cérebro associará a academia à sensação intensa de desprazer e dor. Ou seja, quando o despertador tocar para ir ao treino, sua cama parecerá ainda mais deliciosa.

2) Comemore as pequenas vitórias

É importante saber onde quer chegar, porém, já vimos que os resultados não vêm do dia para noite, certo? Então, além de querer o seu objetivo final, é preciso aprender a valorizar a caminhada até lá.

Então, comemore quando simplesmente conseguir ir à academia,  20 minutos que seja. Ou quando ler 10 páginas de um livro. É isso que – ah-há! – vai instalar gatilhos mentais positivos na mente!

Lembre-se: inícios são sempre difíceis justamente porque não costumamos comemorar pequenas vitórias. Passe a fazer isso e os resultados virão!

3) Oxigene a mente

Hoje, é comum ficarmos presos em nossas rotinas, sempre resolvendo problemas e correndo para lá e para cá. Isso boicota a criatividade. Novas ideias e aprendizados são aceleradores para o desenvolvimento.

Além dos benefícios diretos de um novo aprendizado – seja ele qual for – ao se abrir para experiências novas a mente entra em modo de aprendizado, o que torna muito mais fácil ser criativo e ter fluidez de raciocínio. Por isso, tente ler pelo menos um pouco, veja filmes interessantes, como os que sugerimos nesse post, conheça lugares novos, enfim. Abra-se para novas experiências!

4) Diferencie o urgente do importante

Mais um problema do cotidiano acelerado. Normalmente, os problemas surgem com muito mais velocidade do que podem ser resolvidos. Então, aceite uma coisa: os problemas nunca vão acabar. É libertador, viu?

Sabemos, é difícil de aceitar isso. Mas essa é uma premissa para outro passo: aprenda a diferenciar a gravidade dos seus problemas para poder resolvê-los de forma mais otimizada.

Feito isso, podemos ir mais além: estabeleça uma rotina em que você vai, por algum tempo na sua semana, nem que seja 1 hora, fazer EXCLUSIVAMENTE tarefas que vão levá-lo a um novo patamar. Costumamos dizer que o urgente precisa ser resolvido, mas o importante é o que leva ao crescimento. O urgente quase sempre ocupa o lugar do importante. E, outra vez, infelizmente nem percebemos.

Resultado: conclusão de “mais do mesmo” no fim de dezembro e voltamos às mesmas promessas no início do ano.

É isso. Vamos fazer diferente desta vez?

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

2 comentários em “Como ser bem sucedido em cumprir as metas de ano novo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s