4 filmes clássicos no Netflix que nos fazem pensar

Essa poderia ser mais uma lista de “Filmes que você precisa assistir antes de morrer”, mas já tem 27.679.857 dessas na internet e, arrá, nós temos um quê a mais, o que torna nossa lista imperdível. Por quê?

Porque ela é feita pensando no homem VITO.

Quando mais jovem, provavelmente você assistiu algum filme que te marcou. Ele pode até ter ajudado em sua formação como pessoa.

Com a correria da vida adulta, contudo, podemos esquecer essas lições que vêm disfarçadas de lazer ou diversão, uma vez que um simples filme pode sim ensinar muito sobre como ser um homem melhor. Por isso é sempre bom relembrar.

Se você ralou o ano todo, trabalhou muito e neste Fim de Ano ou férias quer apenas descansar e colocar em dias séries e filmes, VITO vai te dar uma mãozinha com indicações que partilham, de alguma forma, com nossa visão e ainda tem, claro, trama irresistível. Selecionamos quatro filmes que todo homem deveria assistir. Depois conte para nós o que mais te marcou! Ah, e todos estão na Netflix!

Vamos lá?

1) “Cidade de Deus”

Começaremos calando quem acha que cinema nacional não presta. “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, conta a história de uma favela que veio a ser tornar uma das mais perigosas do Rio. O filme abre os olhos de quem não tem noção da desigualdade brasileira. Você tem noção de que é privilegiado, mas não sabe quanto? “Cidade de Deus” retrata a violência nua e crua que assola parte da população que quase sempre está muito distante da realidade das elites. Tudo isso é feito através do desenvolvimento dos personagens principais Zé Pequeno, Mané Galinha e Cenoura, que são bastante complexos do ponto de vista social e psicológico.

2) Trilogia “O Poderoso Chefão”

Dirigido pelo aclamado Francis Ford Coppola e com shows de atuação de Marlon Brando e Al Paccino, “O Poderoso Chefão” conta a história da família Corleone, de origem italiana, que se tornou poderosa através do crime mafioso. Em meio a muitas cenas de violência e desfechos surpreendentes, também é mostrada a importância da família para os personagens principais, que se mostram capazes de tudo para protegê-la. Alie esses valores às novas discussões sobre igualdade de gênero e pare pra pensar por 10 minutos sobre qual é o seu papel dentro da sua família.

3) “O Código Da Vinci”

Baseado no livro best-seller de Dan Brown e com Tom Hanks como protagonista, o enredo retrata a busca dos personagens sobre as origens de Jesus Cristo. A hipótese defendida no filme é que Jesus, apesar de ter sido inegavelmente um grande líder religioso, teria descendentes, o que, na visão da Igreja, poderia acabar com a sua divindade. Para além do embate do filme, queremos estimular uma reflexão: qual a relação entre os padrões comportamentais impostos pela sociedade e os valores e ações de uma pessoa? Uma coisa tem a ver com a outra? As duas coisas, juntas, podem mesmo melhorar o mundo?

4) “Coach Carter – Treino pra Vida”

Samuel L. Jackson estrela Ken Carter, que aceita ser técnico de basquete do seu antigo colégio, em Richmond. Muito mais profundo que outros filmes nesse estilo, “Coach Carter” aborda a liderança baseada em valores essenciais para a formação dos jovens. Pode ser especialmente interessante se você é pai de adolescentes.

Se você conseguir assistir apenas metade das sugestões, e refletir sobre as lições implícitas, já terá exemplos para o ano que já já vai começar.

Agora, portanto, relaxe e curta bastante o descanso mais do que merecido.

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Um comentário em “4 filmes clássicos no Netflix que nos fazem pensar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s