6 dicas para um barbear rente e liso

Já houve o tempo em que era quase motivo de orgulho falar “Creme pra fazer a barba? Só uso espuma do sabonete mesmo e passo perfume alcoólico pra desinfectar. Se não arder é porque não fez efeito!”. Cara, se você pensa assim ainda, reveja seus conceitos e seja mais feliz! Gaste sua tolerância a sofrimento com o que realmente importa. Se você pode evitar ardência e incômodo e ter um resultado melhor, com uma pele lisa, por que não fazê-lo?

As barbearias são uma ótima alternativa para esse serviço, mas certamente você não tem tempo para ir com tanta frequência no seu barbeiro.

Por isso, nós da VITO separamos algumas dicas básicas que vão facilitar sua vida se o dia de fazer a barba na sua semana é um sacrilégio e consequentemente, o resultado não é legal. Apostamos que você vai até gostar de se barbear. Quer pagar pra ver?

1 – Mantenha a sua pele limpa, especialmente antes de barbear
As células da pele morrem e se renovam bastante rápido. Todo dia você acumula milhares de células mortas no rosto! Chocante? Pode ser, mas não se desespere. Com um esfoliante facial, você remove não só essas células mas  também outras micro sujeiras, como poeira que estava suspensa no ar e grudou na pele.

O problema de não remover essas impurezas é que elas podem prejudicar o deslizar da lâmina de barbear e fazer você se machucar ao se barbear.

Gif Scrub.gif
Esfoliante facial – The Men’s Scrub

2 – Não faça economia porca no creme de barbear
Os cremes de barbear servem para deixar a pele e a barba constantemente úmidos, o que ajuda a lâmina de barbear a deslizar e deixa o pêlo mais mole. Alguns ingredientes, como a manteiga de cupuaçu, que ajuda na cicatrização e acalma a pele, são interessantes na composição. Além disso, é importante que o creme fique bem grudado na pele ou ele não cumprirá a função.

Formar um monte de espuma pode ser divertido para você parecer o Papai Noel, mas prejudica o barbear simplesmente porque você não enxerga direito onde passa a lâmina. Procure cremes eficientes, que aderem bem à pele sem exagerar na espuma.

GIF Shave Cream Rafael Meier
Creme de Barbear transparente quando aplicado

3 – Espalhe o creme de barbear em todos os sentidos
Para garantir uma boa aplicação do creme, você deve fazê-la em todos os sentidos, especialmente contra o sentido de crescimento do pêlo. Um pincel para barbear pode te ajudar bastante! Prefira aqueles feitos com cerdas naturais, pois a chance de irritação na pele é bem menor do que as cerdas sintéticas.

GIF Pincel.gif
Pincel Natural para Barbear com cerdas de cavalo

4 – Umidade e calor acalmam a pele e amolecem os fios
Você já viu nas barbearias o pessoal colocando toalha quente sobre o rosto dos clientes? Pode parecer que aquilo sufoca as pessoas mas esse efeito potencializa a facilidade de fazer a barba trazida pelo creme de barbear. Em casa, se você não tem equipamento para aquecer e umidificar toalhas facilmente, simplesmente faça a barba durante ou após um banho quente.

GIF Toalha quente.gifToalha quente facilitando o barbear

5 – Use um alinhador se você for desenhar a barba (sem raspar tudo)
Os barbeiros corajosos dispensam esse item. Porém, se você for fazer a barba em casa, certamente vai encontrar dificuldades em deixar o lado esquerdo e o direito iguais. Por isso é essencial usar um alinhador ou molde semelhante. Posicione a parte curva junto às bochechas e depois, ao pescoço, para marcar onde você tem que fazer a barba.

GIF Alinhador.gif
Alinhador para Barba de Madeira

6 – Não dispense o pós barba!
Ele é provavelmente o produto mais importante do processo de fazer a barba. É essencial acalmar a pele depois da passagem da lâmina. O barbear causa micro lesões no tecido epitelial e o pós barba fornece basicamente 3 efeitos incríveis pra pele: hidratação, cicatrização e refrescância. Procure pós barbas que possuam aloe vera e óleos essenciais, como o Peppermint, em sua composição.

É importante salientar também que produtos importados (especialmente os de lugares frios) podem ser ruins pra realidade do Brasil em alguns casos. Aqui, com o calor elevado, você tem que deixar a pele respirar depois de se barbear, mantendo os poros abertos.

GIF After Shave Pós barba.gif
Pós Barba hidratante com aloe vera

Você não precisa começar já executando todas essas dicas para barbear. Vá devagar, testando o que mais funciona pra você e aos poucos abra a sua cabeça para começar a se cuidar. Levar a sérios os cuidados pessoais é importante não só pra estética, mas para a autoestima e a saúde!

 

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s