7 dicas da VITO nos cuidados com a barba

Você certamente já ouviu falar da campanha “No Shave November”, certo? As origens dessa campanha, falaremos em outro post. Nesse focaremos nos cuidados com a barba. Se você vai aderir – minimamente – à campanha, deixar a sua barba crescer loucamente sem tomar nenhum cuidado será uma grande cilada! Ou você acha que os soldados de Esparta realmente tinham a barba igual aos atores do filme 300 de Zack Snyder sem usar VITO naquela época?

Diferenças entre fios de barba e cabelo

Não dá pra usar os produtos de cabelo na barba e vice-versa. A pele do rosto é muito mais sensível do que o couro cabeludo. Além disso, os fios da barba são naturalmente mais grossos e ásperos. Isso pode fazer com que você tenha bastante coceira especialmente quando a barba está começando a crescer. Se identificou? Calma que tem mais!

Pra completar, normalmente a barba está mais sujeita à agressividade do ambiente. Um café que molha o bigode, o ar condicionado do escritório na cara ou a poluição da rua, tudo isso faz sua barba acumular sujeira e ressecar.

Por isso separamos algumas dicas pra você ter sempre uma barba saudável e bonita. Além do aspecto estético e da melhoria da sua autoconfiança, uma barba bem cuidada traz benefícios pra hidratação e equilíbrio térmico do rosto e pescoço.

1 – Limpe a sua barba com um shampoo adequado
Os cuidados com a barba começam pela limpeza. E o uso de um shampoo para barba é essencial para não ressecar a pele e dar a sensação de refrescância que todo mundo adora.

1yo3gl
Shampoo para barba VITO – The Beard Shampoo

2 – Penteie a sua barba
Já falamos sobre a importância de pentear barba e cabelo e as diferenças entre os tipos de pente. Você pode ver o post completo depois, mas em resumo, além de ajudar no alinhamento dos fios, usar um pente pra barba ajuda a retirar resíduos e distribuir os produtos de cuidados com a barba ao longo de todo o fio. Se você acha que homens não precisam de pentes, abra a cabeça, cara!

GIF Pente Duplo
Pentes para barba VITO

3 – Benefícios de um óleo para barba
Se sua barba é ressecada e quebradiça, eles vão te ajudar! O óleo para barba ajuda a hidratar a barba e forma uma película em volta do fio que mantém a hidratação e o protege contra fatores agressivos, como o vento. Use por volta de 3 gotas por dia se você tem uma barba de comprimento curto a médio que já é suficiente!

Além disso, – praticamente – todos os óleos têm um aroma agradável que dura por horas. Uma facilidade especial pra quem fuma e se incomoda com o cheiro de cigarro preso na barba!

GIF óleo.gif
Óleo para barba VITO – The Beard Oil Woodspice

4 – Tenha um cuidado especial com o bigode
Os fios da barba crescem de forma diferente dependendo da região do rosto e o bigode é o mais fora do padrão. Por estar muito próximo da boca é mais fácil de sujá-lo e ele pode ficar com um cheiro horrível. Apare ele com alguma frequência para impedir que os fios fiquem caindo na boca. Um pente bem fino pode te ajudar bastante!

GIF Pente Conjunto.gif
Conjunto Escova e Pente para barba VITO

5 – Apare sua barba
Não só os fios do bigode são crescem de forma desigual. Os da bochecha e pescoço também. Por isso é essencial aparar para manter o formato da barba, seja com maquininha, tesoura ou ambos. Novamente um pente pode te ajudar. Se você perder a mão e não estiver usando um pente, pode cortar mais do que queria e ter que tirar toda a barba. Seria o caos na Terra, não?

GIF aparar barba.gif
Pentes para barba VITO

6 – Tenha um estilo de desenho de barba bem definido
Só cavanhaque? De uma costeleta a outra sem bigode? Qual vai ser o seu estilo? Uma barba em sintonia com o formato do seu rosto te deixará com uma aparência ainda melhor. No Pinterest tem várias referências legais de estilos. Vale conferir!

Pra ter um desenho da barba bem feito, você precisa barbear as partes do rosto em que crescem pêlos que você não quer manter. Nesse nosso conteúdo sobre fazer a barba, você confere detalhes de cada etapa do barbear.

Shave Cream e After - GIF.gif
Linha Fazer a Barba – VITO

7 – Finalize sua barba com um modelador apropriado
Para fechar seus cuidados com a barba, você tem que modelar os fios. Se isso é feito com penteados de cabelo, com a barba não é diferente! Para tal, use um balm para barba. Ele ajuda a disciplinar os fios mais rebeldes, que ficam espetados.

Alguns balms ainda tem a função de hidratar o fio de barba e dar a sensação de refrescância pra pele. Um pente ou escova para barba ajuda a dar o toque final.

GIF Balm.gif
Balm para Barba VITO – The Beard Balm

Agora você está pronto para começar os cuidados com a barba. A campanha “No Shave November” pode ser o começo de uma nova fase da sua vida. Uma barba de respeito bem cuidada traz confiança e melhora a sua autoestima.

 

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

Um comentário em “7 dicas da VITO nos cuidados com a barba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s