MELHORES PRÁTICAS EM BARBEARIAS – PT. 2

Quem são os líderes e como eles lideram?

Sério, esqueça a ideia de dono “famoso” ou de gestor que veio “de fora” e chegou “por cima” – muito embora isso possa funcionar em alguns casos, é claro.

O que queremos combater, na verdade, são esses “mitos” por eles mesmos, como se fossem garantia de qualquer coisa. Não, não são. Seguramente, foram apenas moda que, como tudo que é moda, teve seus acertos. Mas como moda, passa. E fica o que é sólido. Ou o “clássico”, para não perder a metáfora.

Há um denominador “comum” na maioria das empresas que entregaram performance acima da média, em seus respectivos mercados: a presença de um líder com visão de longo prazo – mas não só.

Ego controlado – riu? – foi outra forte característica. São pessoas que não tem como objetivo ficar rico rápido, embora, claro, isso possa acontecer, mas são raros os casos.

O que isso significa? Significa não apenas uma visão empresarial mais realista, ancorada na força do trabalho árduo e diário, mas também numa concepção de vida, digamos, mais “pé no chão”. Sucesso duradouro, todos sabem – ou deveriam saber – tem mais a ver com suor. O que praticamente leva o líder de sucesso a ter menos ego, porque ele sabe que o jogo pode virar a qualquer momento, porque assim é a vida e assim é o mercado. Então, o que ele faz? Está sempre pronto.

Falar de liderança é mesmo difícil. Quase sempre as palavras mais usadas por gurus são vazias de sentido. Ou seja, têm apenas “efeito”, mas sua aplicação no cotidiano é tão difícil quanto irreal.

Para Collins, que ancora nossas práticas também, como falamos no primeiro artigo, o líder precisa saber tomar decisões corajosas, sem nunca deixar de lado a humildade. Linha tênue? Sim, sejamos sinceros.

Desde que o livro foi escrito, em 2001, muita coisa mudou. Vieram as redes sociais, os influenciadores digitais, as celebridades que nasceram na – e da – internet, e, por fim, um novo mundo para o marketing digital.

Mesmo que todas as mudanças no mundo tenham transformado o jeito como as pessoas se atualizam, e até se inspiram, a liderança natural, a postura de querer sempre aprender e ganhar pelo argumento – e não pela hierarquia – parece cada vez mais forte. Esses líderes são capazes de comandar um time para a execução de processos indispensáveis para a manutenção de um padrão de qualidade. Funciona em barbearias? Claro que sim!

Se na sua barbearia as coisas são decididas no “porque sim, sou o dono”, isso pode afetar sua liderança. Seus colaboradores se sentem inspirados a trabalhar com você?

No mercado de serviços, os clientes se preocupam muito mais com uma experiência positiva, preços justos e um bom atendimento do que se a barbearia é famosa ou saiu na televisão.

A verdade é que, não faz muito tempo que o bom líder era entendido como alguém que impunha sua visão. Hoje não é mais assim, embora estejamos numa época de transição. Startups experimentam mais e quanto maior a empresa, mais ela tende a ser “tradicional”.

Seja como for, é importante ter em mente esses novos modelos de gestão que, atenção!, não devem também deixar de lado valores sólidos.

Mesmo que hoje colaboradores e líderes tenham quase o mesmo poder, e quanto mais participativa for a gestão, mais motivados os colaboradores serão, é importante ter em mente que toda nova forma de viver ou trabalhar traz estranhamentos. Diálogo, então, é por demais importante. Até por isso que na hora de contratar é imprescindível checar se as “filosofias” batem. Como os líderes de hoje lideram? No mínimo, com ouvidos mais atentos ao que seus colaboradores têm a dizer.

Escrito por

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

2 comentários em “MELHORES PRÁTICAS EM BARBEARIAS – PT. 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s