A importância da cultura empresarial

Em um cenário econômico conturbado, muitos brasileiros têm tomado a decisão de empreender. No entanto, manter uma equipe engajada não é nada simples. Como melhorar a gestão de pessoas e o seu desempenho como líder?

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Ser empreendedor no Brasil não é fácil. Menos ainda desenvolver uma empresa que consiga dois trunfos: sobreviver aos regimes de tributação – que já sabemos no Brasil não ser dos mais amigáveis – e proporcionar aos colaboradores ambiente agradável, colaborativo, menos competitivo e, por sua vez, menos perverso.

Foi-se o tempo de longas jornadas, e prejudicar a saúde para conquistar o cargo mais alto não está mais no destino do homem moderno, o homem VITO.

Agora, a pergunta de 1 milhão de dólares: nesse cenário político e econômico extremamente conturbado como o do Brasil, ser aquele que “dá as cartas” requer o quê? Coragem? Determinação? Ousadia? Sorte? Um pouco de cada?

Se você é empreendedor, ou mesmo colaborador de uma empresa que deseja apenas mais autonomia, você é alguém cheio de energia que deseja construir algo consistente. Como a VITO. Sim, estamos falando de algo do qual nos orgulharemos daqui a 10, 15 ou 20 anos.

Mas ter a própria empresa, ou ser um colaborador flexível, na prática é mais complicado. Se compararmos o mundo dos negócios com um navio, podemos dizer que o mais difícil é encontrar tripulação alinhada com os valores e objetivos do capitão. Depois, claro, é fazer com que todos remem na mesma direção.

Mesmo que os bons resultados ainda sejam prioridade, o que jamais deve ser esquecido é a cultura empresarial. Um time alinhado é imprescindível para o crescimento da empresa. Por isso, a cada contratação, e sempre que puder, deixe claro os valores de sua empresa, ou os seus próprios valores, caso seja um colaborador contratado.

Gostaríamos de compartilhar a cultura que praticamos na VITO.

1) Transparência

É importante que as tarefas sejam feitas e supervisionadas por mais de uma pessoa: evita erros por “vício” e impede que falhas sejam encobertas.

2) Coletividade

Decisões importantes devem ser tomadas grupo: faz com que surjam novas ideias, mantém a equipe engajada e proporciona senso de responsabilidade.

3) Leveza

Ambiente agradável e divertido faz com que todos se sintam bem. Evidente que é preciso combinar leveza com profissionalismo, mas saber separar momentos de descontração e de seriedade é tarefa de todos, sobretudo do líder.

4) Diálogo

No dia a dia, atritos e conflitos certamente surgirão. Se algo incomodar seriamente, como em relacionamento esse incômodo deve ser resolvido, ou vai gerar problemas maiores e em longo prazo. Para evitar que um determinado episódio se torne uma bomba relógio, resolva o quanto antes.

5) Co-liderança

Como no mundo corporativo nem tudo são flores, quanto mais as decisões difíceis forem compartilhadas com toda a equipe, mais fácil será gerenciá-las ou mesmo conter as consequências, o que também faz com que haja mais união, pois todos se sentem responsáveis, e não apenas o chefe.

Isso é um pouco do que a VITO acredita e tenta colocar em prática todos os dias. O resultado, sem dúvida, aparece no que você leva para casa, não como empreendedor ou colaborador de uma empresa, mas como homem. Porque, sim, faz a diferença ter o mesmo objetivo e estar em paz.

Autor: VITO

Portal sobre os mais diversos temas referentes ao homem moderno brasileiro

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